quarta-feira, 13 de maio de 2009

Essas SIGLAS nos deixam doidos

Todos sabem que em infomática falamos muitas siglas. Afinal de contas os nomes não são muito agradáveis mesmo. Vejam alguns exemplos.

Mariazinha: Ontem minha CPU queimou ?
Joãozinho: Aé ? O que houve ?
Mariazinha: Acho que o cabo SATA escapou quando balancei o PC, e acabou esbarrando no SLOT PCI, dando um curto. Provavelmente a memória RAM não suportou e apagou tudo.

CPU: Central Processing Unit - O Processador do Computador.
SATA: Serial Advanced Technology Attachment - Tipo de conexão utilizadas pelos HD (Hard Disk)
IDE: Integrated Drive Eletronic- Outro tipo de conexão de HDs.
DVI: Digital Video Interface - Um conexão de Video Digital.
HDMI: High Definition Multimedia Interface - Saída de Alta definição que leva o sinal de audio e de vídeo.
RAM: Random Access Memory - A memória do computador, aquele que geralmente em anúncios vemos como, 2 GB, 1 GB. Lembrando que quanto maior sua RAM melhor seu Windows pode trabalhar com mais programas abertos, levando em consideração que um bomprocessador também irá fazer a diferença.
ROM: Read Only Memory - Uma memória já instalada no PC (Personal Computer) com informações básicas para que seu computador funcione.
GPU:Graphics Processor Unit ou Unidade de processamento Grafico o processador da placa de video.
PCI: Peripheral Component Interconnect - Slot da placa mãe onde instala as placas.
AGP: Accelerated Graphics Port - Slot usado antigamente para colocar placas de video Off-Board. Esse Slot possui 3 velocidades, 2X, 4X e 8X.
PCI-E: Peripheral Component Interconnect Express - Padrão do slot de placas de video off-board. Velocidade de 16X. Há uma possibilidade de usar 2 placas de video ao mesmo tempo. Essa tecnologia chama-se SLI.
SLI: Scalable Link Interface - Tenologia desenvolvida pela Nvidia (fabricante de chips 3d) que possiblita a utilização de duas placas de video em paralelo, em uma placa com o Chipset Nforce 4 SLI.
VCore: Voltagem do núcleo do processador.
VDimm: Voltagem da Double Inline Memory Mode - Voltagem da memória RAM.
VGPU: Voltagem que o GPU está utilizando.
Overclock: Quando aumentamos a frenquencia do processador, deixando-o mais rápido, como um nitro.
FSB: Front Side Bus. É a frequencia que o Processador e as memórias utilizam. Componente que utilizado para calcular a velocidade (Clock) do processador.
HT: Tecnologia utilziada pela intel nos processadore P4. Simula dois núcleos de processador dentro de um só.
HTT: Hyper Transport. Tecnologia utilizada nos A64. Liga o processador diretamente nas memórias dispensando o NorthBridge.
NorthBridge: Chip desenvolvido com uma serie de funções. Tanto FSB (sem os Atlhons 64) quanto para recursos da placa, como por exemplo o Nforce 4 SLI.
SouthBridge: Chip desenvolvido com outra serie de dispositivos como USB por exemplo.
PLL: Controlador de FSB. Lembrando que quanto maior o FSB mais esse chip esquenta.
Mosfets: Reguladores de voltagem da placa. Eles regulam a voltagem que vai pra placa de video, memórias ou CPU. São quadradinhos pretos que ficam perto do socket do processador. Quanto mais alta a voltagem mais ele esquenta.
TSOP: Um tipo de encapsulamento de memória. Utilizado nas placas Low-End de hoje em dia. BGA: Outro tipo de encapsulamento de memórias, porém utilizadas em placas mid/high end.


Espero ter ajudado.
Grande Abraço.

Escolher um bom Hard Disk

Bom na hora de trocar seu HD (Hard Disk), também conhecido como Winchester e alguns chamam de C:, tente escolher uma boa marca, que possua uma boa memória cache (buffer) e de prefência hoje em dia Sata II. Lógico que para isso sua placa-mãe deve ssuportar a tecnologia Sata II.
A vantagem do Sata sobre o HD do tipo IDE é que quando é solicitado uma determinada informação da unidade de disco o Sata não segue uma busca linear, ou seja, colocando no final da fila uma informação que exige uma certa urgência. O Sata pode atropelar solicitações que estão na frente e colcoar aquele pedido na frente, deixando assim o Sata mais rápido que um HD IDE.